SHIVA – Deus da destruição

Deus da destruição

Shiva

Shiva é conhecido como o deus da destruição ou transformação. Ele é representado pelo saturno na astrologia e considerado o criador da Yoga (Ioga). É figurado por um homem, sentado na posição de lótus, com quatro braços. Dois estão colocados na perna, a mão direita está espalmada, na altura do peito, simbolizando a bênção e na outra mão, segura um tridente ou Trishula.

O tridente é considerado uma arma. Ou seja, com este objeto, ele destrói a ignorância dos seres humanos. Cada uma das pontas representam os três papéis diferentes: a inércia, o movimento e o equilíbrio. O Trishula é considerado uma arma sagrada e sempre deveríamos lembrar que carregar conosco. Na yoga, os dedos em forma de três podem representar esse símbolo.

Tridente representado na yoga

Shiva carrega uma naja, a mais mortal das serpentes. Ela simboliza que ele dominou a morte e tonou-se imortal. Também podemos citar que na yoga ela é conhecida como o kundalini. Isto é, uma energia de fogo que reside adormecida na base da coluna. Quando despertamos esta energia, ela sobe pela coluna e ativa centros de energias, chamados chakras. Quando isso ocorre, o objetivo da meditação foi atingido, que é alcançar um estado de hiperconsciência. Percebe a importância da yoga? Já praticou seu exercício hoje?

Na cabeça de Shiva, podemos ver um jorro de água, ele representa o rio Ganges. Existe uma lenda que diz que o rio era muito violento e não podia descer à terra, pois iria destruir tudo com a força do impacto. Diante disso, o rei pediu a Shiva que o ajudasse. Então, ele permitiu que o rio caísse primeiro em sua cabeça, para amortecer o impacto e depois, mais tranquilo, corresse pela terra.

Outro objeto encontrado na representação é o lingam. Símbolo fálico de Shiva, ele representa o pênis. É considerado o instrumento de criação e de força vital, energia masculina presente na origem do universo. Na Índia, reverenciar o lingam é o mesmo que reverenciar Shiva. Além disso, a base do lingam representa a vagina. Certamente, mostrando que a criação se dá com a união do masculino e do feminino. Lembrando que, ele também é conhecido como o deus da fertilidade.

Um elemento que está intimamente ligado ao deus indiano é o fogo. Ele representa a transformação, pois tudo que entra em contato com esse elemento é modificado. É exatamente o que se espera do ser humano, a metamorfose. Podemos relacionar esse elemento com a yoga, pois é uma prática transformadora.

Dentre todos os atributos mais importantes dessa divindade, estão os olhos de Shiva. São três, o terceiro está no meio de sua testa. Ele possui o poder do fogo, um símbolo da inteligência e do esclarecimento. Ou seja, que destrói o mal e a ignorância.

Shiva está sempre conosco, ajudando a melhorar, superar nossos medos, cortar e destruir nossas amarras, jogando tudo aquilo que não nos pertence mais ao fogo. Daí vem a ideia do deus da destruição, mas na verdade, ele destrói para que possamos enxergar novos caminhos, a transformação. Então, basta você querer encontrar o deus. Essa energia que está dentro de você. Portanto, tenha coragem de destruir tudo aquilo que te limita.

 

2 pensou em “SHIVA – Deus da destruição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *