Ensinamentos do budismo

Um dos principais ensinamentos do budismo refere-se a “lei de causa e efeito”, mas de uma maneira um pouco diferente da que conhecemos.

No budismo, cada indivíduo é responsável por seu próprio destino ao mesmo tempo tem a oportunidade de mudá-lo para melhor e desenvolver novas habilidades.

Isto é, mesmo que você não tenha a mesma oportunidade que outras pessoas, você pode criar uma nova causa (ou oportunidades) e mudar o seu futuro (o efeito).

A ideia é que criemos consciência do nosso potencial e fraqueza. Com isso, podemos desenvolver nossos pontos fortes e melhorar nossos pontos fracos, criando uma nova condição de causa e efeito em nosso benefício.

ensinamentos do budismo

A grande diferença entre a regra geral de causa e efeito para a do budismo, é como enxergamos o nosso passado e de que forma ele vai impactar no nosso presente e futuro.

Por conta disso, o ensinamento do budismo também explica a simultaneidade de causa e efeito. Ou seja, no momento que criamos a causa, simultaneamente criamos o efeito, que só se manifestará no momento propício.

Uma pessoa falha ao tentar transformar o seu carma quando suas ações estão baseadas no passado e no futuro ou ao acreditar que o passado pode transformar o futuro. Isso faz com que as pessoas fiquem esperando a mudança da realidade em um tempo que já passou ou ainda irá acontecer. Caso isso ocorra, pode causar muitas frustrações e sentimentos de impotência.

É no presente que construímos o futuro e essa construção acontece de três formas: por pensamentos, palavras e ações. O ideal é que possamos viver o agora, sem remoer o passado ou estar ansioso pelo futuro. Devemos sempre nos lembrar que o que define o futuro é o presente e é por esse motivo que chama-se  PRESENTE. Só ele pode transformar nossas vidas!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *