Deusa Ísis – Deusa do Amor e da Magia

Deusa Ísis foi uma das principais divindades na religião do Egito Antigo. É considerada a deusa do amor, da magia, da cura e da maternidade. Por esse motivo, existiam muitos adeptos e diversos templos foram construídos em seu nome. Isso fez com que a adoração a ela ultrapassasse as fronteiras do Egito e há registros de seus cultos em diversos lugares do mundo. Ísis dominava a magia e por conta disso, enganou até mesmo o deus Rá, conseguindo extrair os segredos que regiam a vida e a morte.

Ela personifica a esposa fiel e a mãe amorosa. A deusa era casada com Osíris e juntos ajudaram a colonizar o vale o Nilo. Inclusive, a origem do casamento é atribuída a eles. Seu marido foi assassinado pelo irmão, Seth, pois queria se tornar rei. Ísis andou por todo o Egito em busca do corpo do seu marido. Após encontrar o corpo de Osíris, ela o trouxe de volta à vida e com ele teve seu filho Hórus.

deusa ísis

Deus Egípcia Ísis

Osíris partiu para reinar no submundo e com a partida de seu marido, a deusa egípcia decidiu se dedicar a proteger seu filho Hórus. Com a magia, ela foi responsável pela reconstrução do olho do filho, que foi perdido durante uma batalha contra Seth. Ela era também conhecida por ser a protetora dos mortos e com suas bênçãos, restaurava as almas dos que partiam para o submundo.

Deusa ísis: Simbologia

Normalmente, a deusa Ísis é representada amamentando o seu filho, remetendo a ideia da matriz da vida, de onde todas as coisas surgem. Carrega em sua cabeça, ela tem uma escada, representando a ideia de caminho, como se ela fizesse o intermédio para processo de iluminação da experiência humana. Carrega em sua mão o ANKH ou a chave da vida como símbolo do caminho que o homem deve percorrer até chegar à divindade.

deusa ísis

Deusa Ísis amamentando seu filho.

Através do mito que diz que a deusa Ísis recolheu todas as partes do corpo do seu marido e as juntou, dando-lhe novamente a vida; podemos entender que é ela que dá a vida, que reúne, conserva e unifica. Ela que mantém a esperança e dá amor. É a Grande Mãe de todos que olham para o seu trono em busca de um raio de luz.

1 pensou em “Deusa Ísis – Deusa do Amor e da Magia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *