A Árvore da Vida é um componente importante da Cabala, que tradicionalmente, é de origem judaica. Esse conhecimento milenar conseguiu integrar toda a formação do mundo e é representada pela Árvore da Vida. Dentro de sua estrutura, ela consegue representar toda a estrutura dos três mundos: o físico, o emocional e o espiritual.
Composta com 10 esferas visíveis, chamadas SEPHIROTH e cada uma representa um atributo divino, que devemos adquirir em nossa jornada de evolução. As esferas estão ligadas entre si por 22 linhas, que indicam o caminho. Além de existir a SEPHIRAH DAHAT, que é invisível, e é nomeada elos rabinos de “O CONHECIMENTO”.

Árvore da Vida
10- MARLCUTH
Malchuth é a última esfera da Árvore da Vida e significa “O reino”. É um mundo onde os quatro elementos se combinam para formar tudo o que existe. Ou seja, representa a Terra e tudo o que se manifesta nela.
9- YESOD
Yesod significa “fundamento” e é a nona esfera da Árvore da Vida. É a entrada no plano astral, onde temos nosso corpo emocional, os nossos desejo, sentimentos. Está muito relacionada com os arquétipos maternos.
8- HOD
Hod é a oitava esfera e se relaciona com Mercúrio. É uma dimensão relacionada ao auto-aperfeiçoamento. A ideia é que neste momento, a gente possa se lapidar e durante esse processo, possamos nos livrar dos excessos.
7- NETZACH
Como sétima esfera, temos Netzach, que significa vitória e tem como palavra-chave “permanência”. Ou seja, permanecer em seus objetivos é um ponto importante, principalmente na busca espiritual.
6- TIPHERET
Dentro da astrologia, a sexta esfera da Árvore da Vida, é o Sol. Representa “a essência” e é a dimensão da beleza, do equilíbrio, da harmonia.
5- GEBURAH
Geburah significa “rigor”,”força” e é a quinta esfera da Árvore da Cabala. É uma dimensão relacionada com a justiça. A ideia é que através da disciplina, podemos conseguir afastar aspectos destrutivos presentes em nossas vidas e abrir espaço ao que realmente desejamos.

Árvore da Vida
4- CHESED
A quarta esfera significa “misericórdia” e é a esfera de Júpiter. Está muito associada ao desejo de compartilhar. É aqui que a consciência se eleva e recebe a inspiração da séfira que trabalha no plano da forma. Por isso, sua relação com a expansão.
3- BINAH
Como terceira esfera, temos a Binah, significa “Entendimento” e representa a foice que corta tudo aquilo que não serve. É a porta de entrada ara o mundo infinito. Tem como palavra-chave “Entusiasmo”, ou seja, você ode ter percorrido todo caminho de forma impecável, mas quando você chegar até aqui, será necessário ter ALEGRIA.
2- CHOKMAH
Junto com Binah, formam a primeira polarização do divino. A segunda esfera significa “Sabedoria” e é considerada extremamente estimuladora e expansiva. É uma dimensão alcançada por poucas pessoas, pois ao atingir essa esfera, todo ego é completamente anulado.
1- KETHER
A coroa da criação, a primeira esfera. Tudo que existe no nosso universo deriva dessa esfera, que é considerada a dimensão do mundo infinito. Ou seja, Kether é o todo, é a consciência da criação inteira.