Qual a origem do budismo?

A origem do budismo se inicia há uns 4 ou 5 séculos a.C., na Índia, com o nascimento de Siddhartha Gautama. Ele é considerado um dos avatares de Vishnu, um dos deuses da tríade do Hinduísmo.

Siddharta Gautama cresceu em uma vida com muitas regalias, com artistas, dançarinos, que o serviam o tempo todo, para que ele não precisasse deixar as dependências do palácio. Mesmo com tantas mordomias, isso não foi suficiente, pois ele sofria de uma profunda angústia espiritual.

Ao presenciar os sofrimentos inevitáveis da vida, ele começa a refletir muito sobre as questões do nascimento, envelhecimento, doença e morte. Estes são classificados pelo budismo como “Os quatro sofrimentos”.

Por ter um coração sensível, essas questões o atormentavam e acabava com qualquer alegria que ele pudesse ter. Ele conseguia sentir o preconceito e arrogância que fazia com que as pessoas pensassem somente nelas. Sendo assim, ele percebeu que só seria feliz se conseguisse resolver essas questões.

A busca de Buda

Siddharta abandonou a sua vida de luxo e começou a buscar diversos mestres e ensinamentos espirituais tradicionais da Índia. E depois de uma longa busca, ele percebeu que nada o satisfazia.

A partir desse momento, ele começou a fazer jejum e diversas práticas de austeridade. Acredita-se que a autoflagelação dá controle dos sentidos e transfere energia corporal para a atividade mental. Ele abandonou o profundo jejum quando estava pele e osso.

Em um determinado momento, Siddharta sentou-se solitário sob uma árvore e propôs não se levantar até que atingisse a completa e perfeita iluminação. Após algum tempo, ele entendeu as operações internas de samsara e observou o karma em operação. Com tudo, compreendeu que os sofrimentos fazem parte da vida, as suas causas e condições e a maneira de trazê-las a um fim.

Após esse momento de reflexão e aprendizagem, Siddhartha Gautama tornou-se o Buda, que também é conhecido por “O iluminado”. Buda declarou que por ignorar a dignidade da vida, as pessoas são dominadas pelo egoísmo, procurando a sua felicidade em outras pessoas. Assim se dá a origem do budismo!

origem do budismo

Buda

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *